sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Mister Obama: Mudança ou continuidade?


Tenho ao longo das últimas semanas conversado com amigos sobre a tão aguardada posse do Mister Obama como presidente do maior império do planeta, os Estados Unidos da América (DO NORTE). Confesso a todos que não consigo me enganar, nem por um segundo, sobre este cidadão americano do norte, afinal com já disse por aqui, ele foi forjado nas mais altas tradições d0 conservadorismo e elitismos daquele país. Outra coisa que tenho observado é a cobertura jornalista dos coleginhas sobre a posse, e realmente tem me deixado perplexo as pautas exploradas pela mídia brasileira, entre elas, vejo que é mais importante o estilistas que fez o vestido da primeira dama, Michele Obama do que diversas pautas da agenda mundial com a crise econômica e a guerra do Iraque. Mas, o que quero fazer questão de ressaltar é a ambiguidade do discurso de posse e das primeiras atitudes de Obama. Enquanto faz uma associação de Nazismos e Comunismos com algo similares e que foram derrotados por eles, cabe lembrar ao novo morador da Casa mais chata do mundo (e não é o BBB não!), a Casa Branca que o Socialismo e o Comunismo não acabaram e nem foram derrotados, afinal enquanto existir um ser humano que lute por uma sociedade justa, fraterna e igualitária, as ideias socialistas e comunistas jamais morreram ou serão derrotas. Além do mais, cabe lembrar que a história não se apaga, senão fosse os exércitos vermelhos, jamais teríamos derrotas os Nascistas, portanto Stalin e a URSS foram fundamentais para ocupação de Berlim e a derrota da Alemanha de Hitler na Segunda Guerra Mundial. Outra questão, acabou de completa 50 anos da revolução socialista de Cuba livre, nem preciso dizer que o EUA tem nas suas próprias barbas um símbolo de liberdade para toda a humanidade que é o regime comunista começado 1949 por Fidel e Che e que hoje se mantém vivo com o comandate Raul Castro. Outra coisa que nem precisa lembrar, mas vou lembrar: uma das maiores potências mundiais é a República Popular da China.


Portanto, Mister Obama muita calma nessa hora! ao decretar uma falsa história e o fim de ideias que jamais morreram! Viva Marx, Lenin, Stalin, Che e todos lutadores de nosso planeta!


Por fim, contínuo ficando com a frase celebre do Manifesto Comunista de Marx e Engels "A história de toda a sociedade até hoje tem sido a história das lutas de classe." e com outra excelente de Dostoievski "Nós somos cidadãos da eternidade." e terminou com uma minha mesmo: "Nós somos cidadão da eternidade em luta pelo socialismo".


Saudações socialista e de luta,


Moisés Silva
Jornalista, Historiador e Educador








Um comentário:

  1. A vitória de Obama é deveras um emblema, assim como a vitória de um operário retirante nordestino. Contudo, devemos ficar de pés atrás com esse democrata. É melhor darmos tempo ao tempo e deixar que a nuvem de desconfiança vá se dissipando. Obviamente será impossível para o Obama ser ainda pior que W. Bush, porém não devemos nos esquecer que governos democratas costumam ser interessantes apenas para os estadunidenses, e não há como negar que Barack é um democrata e que só teve o apoio de seu partido por pensar exatamente como eles. Creio que o fator exótico por si só não é capaz de definir se ele será um bom presidente. Começou bem, baixou medidas que deveriam ter sido tomadas há tempos, mas em seu discurso fez questão de falar da "vitória contra o comunismo" e nem cogita a hipótese de devolver à Cuba o território usurpado - onde localiza-se Guantánamo - muito menos por fim ao embargo de fome à ilha. Mas devemos estar otimistas sem, contudo, perder a desconfiança.

    Abraços,

    Parabéns pelo excelente blog.

    Saudações Socialistas e Rubro Negras.

    ResponderExcluir